Política editorial

Sobre o conteúdo publicado

Artigos de divulgação científica, artigos técnicos, tutoriais, vídeos, imagens ilustrativas e artigos de opinião em bioinformática e áreas afins escritos em língua portuguesa.

Diferença entre Portal BIOINFO e a Revista BIOINFO

Muitas vezes, essas duas nomenclaturas serão utilizadas em um mesmo contexto. Entretanto, há certas diferenças entre elas.

O Portal BIOINFO é um projeto de divulgação científico hospedado no domínio bioinfo.com.br. Ele engloba artigos de diversos tipos, vídeo-aulas e uma rede de colaboração e divulgação em bioinformática e áreas afins.

A Revista BIOINFO faz parte do Portal BIOINFO. Ela recebe artigos técnicos em bioinformática e áreas afins, que serão publicados e formalmente registrados (isto é, receberão um registro oficial, como DOI, ISBN ou ISSN, o que na prática permite que sejam citados e registrados em plataformas como ResearchGate e Lattes).

Sobre a publicação na Revista BIOINFO

Artigos devem ser submetidos ao Portal BIOINFO. Entretanto, nem todos receberão um registro formal, ou seja, nem todos serão publicados oficialmente na Revista BIOINFO.

Uma edição da revista deve ser, preferencialmente, composta por 20 artigos e um editorial. A edição só é liberada quando esse número de artigos for concluído.

Cada edição será publicada como capítulo de livro, ou seja, receberá um código ISBN e um DOI, além de uma ficha catalográfica. Cada artigo será registrado como um capítulo de livro, recebendo um DOI específico. Cada autor participante deverá ser listado exclusivamente no capítulo correspondente. Aos editores e revisores que trabalharam especificadamente na edição em questão é concedido o reconhecimento na organização da publicação, sendo assim listados no registro do ISBN (de acordo com o papel desempenhado) e no registro do DOI (como editor, única opção disponibilizada além de autor nessa plataforma).

Todo o artigo publicado pela Revista BIOINFO deverá passar por um processo de revisão por pares simplificada.


Sobre o conselho editorial

O conselho editorial é formado por:

  • Editor-administrativo
  • Editor-executivo
  • Editor-in-chief
  • Editor-adjunto
  • Editor-científico
  • Revisor


Editor-administrativo: função desempenhada exclusivamente por uma instituição. Pode indicar editores-científicos, editores-adjunto ou o editor-in-chief.

Editor-executivo: editor responsável por tarefas burocráticas.

Editor-in-chief: editor responsável pela organização de uma edição da revista (escreve o editorial e é responsável final final pela organização da edição, isto é, registro de DOI, ISBN e da geração do manuscrito final). Pode selecionar editores-adjuntos, editores-científicos e para essa etapa.

Editor-adjunto
: auxilia em questões técnicas e burocráticas. Também pode atuar na seleção de editores e revisores, no recrutamento de autores e na divulgação do projeto.

Editor-científico: responsável pela seleção e revisão de artigos publicados no portal.

Revisor: responsável pela revisão do conteúdo publicado no site. Em certas situações, pode ser referido como editor-científico ou editor-adjunto.


Sobre outros protagonistas do projeto

  • Autores
  • Parceiros
  • Embaixadores
  • Leitores

Autores: criadores de conteúdo do site.

Parceiros: empresas, pessoas e projetos que integram a rede de divulgação científica do Portal BIOINFO.

Embaixadores: profissionais responsáveis por divulgar o projeto BIOINFO em regiões específicas ou em instituições.

Leitores: o principal elemento do projeto. Nosso público-alvo é composto por alunos de graduação, mestrado e doutorado com interesse em bioinformática e áreas afins. Também visamos alcançar alunos do ensino básico e médio, além da população em geral.

Sair da versão mobile