Prêmio BIOINFO de mérito em divulgação científica 2023

370

O Prêmio BIOINFO de Mérito em Divulgação Científica – 2023 é uma iniciativa do comitê editorial da Revista BIOINFO para reconhecer autores de artigos publicados na revista. O prêmio contempla apenas edições anteriores, isto é, o prêmio do ano de 2023 contempla artigos publicados no ano de 2021, considerando como métrica, resultados obtidos no ano de 2022 (de 1º de janeiro a 31 de dezembro).

No ano de 2023, o prêmio contemplou três principais categorias:

  1. Artigo mais citado
  2. Artigo mais lido
  3. Best paper award

Foram concedidos ainda menções honrosas a trabalhos que se destacaram em suas categorias, mas que não foram contemplados nas categorias principais.

Categorias e seus vencedores

Artigo mais citado (1ª edição – 2021)

Nesta categoria, será avaliado o artigo publicado na 1ª edição (publicada em 2021) que mais recebeu citações de outros artigos. As citações são avaliadas por meio da plataforma ResearchGate.

Vencedor(a): Lucianna Santos – “Docagem molecular: em busca do encaixe perfeito e acessível

Artigo mais lido (1ª edição – 2021)

Nesta categoria, será avaliado o artigo da 1ª edição (publicada em 2021) que mais recebeu acessos no ano de 2022 (de 1 de jan. a 31 de dez.). Os acessos são contabilizados pela plataforma Google Analytics.

Vencedor(a):  Fernanda Stussi & Fenícia Brito  – “Sequenciamento de Sanger

Best paper award (1ª edição – 2021)

Nesta categoria, será avaliado o artigo publicado na 1ª edição (publicada em 2021) que melhor atingiu aos objetivos da Revista BIOINFO (confira a política editorial). O vencedor é definido por votação interna pela equipe do comitê editorial.

Vencedor(a):  Wylerson Nogueira  – “Imunobioinformática para leigos

Menções honrosas

Nesta categoria, serão premiados artigos que se destacaram na primeira edição ou que receberam votos de membros do comitê editorial na categoria Best paper award. Os vencedores são indicados pelo comitê editorial.

Vencedores:

CategoriaAutoresArtigo
Bioinformática clássicaLucas MiguelComo começar na Bioinformática
Bioinformática EstruturalLetícia, Luana & Lucianna SantosModelagem computacional de proteínas
Biologia de sistemas Lissur & Elisa DonnardVias biológicas
ComputaçãoDanilo, Paulo, Quézia, Kaíssa, Wandré, Pâmela & Joicymara XavierInteligência Artificial aplicada à Bioinformática
EnsinoSheila, Mayla, Renato, Lucas, Neli, Vinicios, Deivid, Flávia, Glen, Gustavo, Alice, Maira, Mônica & Elvira HorácioLiga Brasileira de Bioinformática: desafios para estimular a formação de estudantes de Bioinformática e Biologia Computacional
EvoluçãoFilipe Zimmer Dezordi  

Os 5 passos essenciais para construção de árvores filogenéticas
WRITTEN BY

Editor-in-chief

Editor-chefe do Portal BIOINFO. Mantido pelo comitê editorial, equipe administrativa e técnica.
Sair da versão mobile