Administrativo

Tutorial: novos autores

Tempo de leitura: 10 minutos

Neste tutorial, apresentaremos uma breve introdução ao sistema do bioinfo.com.br. Atualmente, o sistema utiliza WordPress para gerenciamento de conteúdo. Caso nunca tenha utilizado WordPress antes, você pode conhecer um pouco mais sobre o sistema lendo o livro “WordPress sem fronteiras” disponível aqui.

Agora apresentaremos um guia rápido para criação de artigos dividido em três partes:

  • Parte 1 – Fazendo login no sistema
  • Parte 2 – Criando novos artigos (posts)
  • Parte 3 – Publicando o artigo

Parte 1 – Fazendo login no sistema

Acesse bioinfo.com.br/wp-admin e entre com seu usuário e senha.

Caso não possua ou não se recorde de seu usuário e/ou senha, entre em contato com o administrador pela página de contato.

Após logar no sistema você será redirecionado ao painel administrador ou à pagina principal. Independente da página a qual será redirecionado, a barra de controle do WordPress aparecerá no topo site. Essa barra será utilizada na maioria das atividades que você irá desempenhar.

Esta barra só aparece se você estiver logado no sistema.

Parte 2 – Criando novos artigos (posts)

No WordPress, páginas em que são publicados artigos são denominadas posts. Você pode criar um novo post, clicando no botão + Novo e em seguida no botão Post da barra de controle do WordPress.

Posts são páginas usadas para inserção de conteúdo dinâmico que deve ser indexado e categorizado. Páginas são usadas para conteúdo estático (por exemplo, página de contato).

Aqui vemos o painel de construção de posts do WordPress:

Todo o post deve ter um título e conteúdo (escreva no mínimo 3 linhas).

WordPress utiliza uma estrutura de blocos para inserção de conteúdo. Utilize o painel de configuração de “Bloco” para fazer alterações no texto (como alterar o tamanho da fonte, adicionar âncoras HTML, etc.). Entretanto, recomendamos que, ao escrever seus textos no painel edição de páginas do WordPress, não altere as configurações padrão de fonte, cor ou tamanho do texto, pois as especificações são definidas pelo estilo do tema (não é bom para o leitor ter que se deparar com cada artigo do site com um estilo diferente). Altere apenas se for extremamente necessário.

Separe seções com subtítulos

Ao estruturar seu texto, utilize subtítulos para organizar seu conteúdo. Para converter um texto de parágrafo em título, clique sobre o bloco de texto (uma pequena barra de ferramentas aparecerá acima). Clique no primeiro botão (transformar em) e depois clique em título. Utilize por padrão o título de nível 2 (H2). Para subseções dependentes da subseção atual, utilize o título de nível 3 (H3). Não recomendamos utilizar vários níveis de títulos.

Convertendo parágrafos em títulos.

Inserindo imagens

Você pode inserir imagens no seu documento clicando no botão + na barra superior do editor:

Clique em + e a seguir digite “imagem” na barra de buscas ou navegue até a opção “Imagem”.

Após clicar no botão “imagem”, um novo bloco será exibido no texto principal com opções para inserção da imagem. Você poderá enviar a imagem do seu computador (recomendado), coletar da biblioteca de mídia ou inserir a partir de uma URL (não recomendado).

Bloco para adicionar novas imagens.

Ao clicar em enviar, você deverá indicar a localização da imagem em seu computador. A seguir sua imagem será enviada para a biblioteca de mídia (toda imagem enviada para o WordPress é enviada para essa biblioteca). Clique na imagem enviada e clique por fim em selecionar.

Biblioteca de mídia. Toda a imagem enviada para o WordPress é exibida aqui.

Pronto! Sua imagem será exibida no artigo!

Dependendo da origem, WordPress permite que imagens copiadas de outros lugares sejam “coladas” diretamente no editor, mas isso não é muito recomendado.

Muito cuidado ao inserir imagens de outros autores

Algumas imagens podem possuir direitos autorais atreladas. Sempre referencie a fonte utilizada e a licença de distribuição (opte preferencialmente por imagens em domínio público ou com licença creative commons). Dica: você pode desenhar suas próprias imagens usando ferramentas gráficas, como Photoshop, ou utilizar imagens de domínio público, como as presentes no site Pixabay (https://pixabay.com).

Importando documentos do Word (opcional)

Use a barra de ferramentas do plugin Mammoth (barra inferior) para importar documentos no formato docx (Microsoft Word). Uma grande vantagem do uso desse plugin é a inserção automática de imagens presentes no documento Word.

Após escolher o arquivo e importar o documento, clique em “Insert into editor”.

Parte 3 – Publicando o artigo

No WordPress, publicar o artigo deixa a página publicamente visível para outras pessoas (ou seja, uma página só aparece nos mecanismos de busca do site ou na página inicial se for publicada). Entretanto, antes de publicar devemos nos atentar a algumas configurações. Podemos acessá-las clicando no botão “configurações” no painel à direita:

Painel de configuração. Clique no botão preto ao lado de publicar. A seguir clique em post.

Não precisaremos alterar todas as configurações. Portanto, vamos focar em apenas três configurações antes de clicar em publicar: categorias, tags e imagem destacada.

Categorias

Categorias permitem a organização de artigos similares com base no seu tema principal. Elas são usadas para atualizar o conteúdo da página inicial permitindo que os novos artigos do site sejam visualizados.

Todo o artigo (post) precisa ter ao menos uma categoria. Pesquise categorias existentes e selecione uma. Caso uma categoria que melhor classifique o artigo em questão não exista, crie uma com a opção “adicionar nova categoria” (entretanto, recomendamos evitar a criação de muitas categorias). Atribuir mais do que uma categoria é permitido, entretanto, sugerimos que cada artigo tenha no máximo 3 categorias.

Exemplo de categorias:

  • Bioinformática estrutural
  • Genômica
  • Destaques

Tags

Tags são palavras-chave que permitem encontrar artigos similares. Elas tem uma função similar às categorias, entretanto, elas devem ser mais específicas. Recomendamos que você adicione de 3 a 5 tags por artigo.

Exemplos de tags:

  • PyMOL
  • Software
  • BLAST
  • Sequenciamento
  • Genômica de bactérias

Imagem destacada

A imagem destacada será utilizada na divulgação do seu artigo. Ela poderá aparecer na página inicial no painel de artigos em destaque, ou como miniatura nos artigos listados nas seções. Recomendamos imagens com pelo menos 1280px de largura. Além disso, imagens pesadas podem atrapalhar o carregamento do site. Por isso, recomendamos que as imagens tenham no máximo 1MB de tamanho.

Todo o artigo deve ter uma imagem destacada. Caso tenha dificuldades em produzir a imagem nas configurações estabelecidas acima, contate o administrador do sistema pela página de contato.

Exemplo de imagem destacada:

MultiProt | Image by bioinfo.com.br
Imagem destacada do artigo que cita a ferramenta MultiProt.

Publicando o artigo

Após realizar suas modificações, clique em “publicar” para disponibilizar o artigo publicamente na internet. Você pode visualizar a versão final do seu artigo, clicando no endereço exibido na aba “link permanente” do painel de configurações. Em caso de dúvidas, contate o administrador do sistema pela página de contato.

Não se esqueça de divulgar o link do artigo nas suas redes sociais!

 2 views

Comment here